aqui

Dicas para manter a arrumação e limpar a casa mais facilmente

22 de novembro de 2016


Como pode uma pessoa ser preguiçosa e ser organizada ao mesmo tempo? 
Sim, essa sou eu. 
Arrumo tudo e não consigo manter por simples preguiça.
Porém depois que vim morar junto com meu namorado, em outra cidade e trabalhando em casa, o buraco ficou mais em baixo né? rs

Então eu tenho buscado recursos e dicas pra manter a casa limpa e arrumada todos os dias, antes do namorido chegar do trabalho. E quando você deixa a casa em ordem é muito mais fácil de limpar.

Então vamos lá!

DICA 1: DESATRAVANQUE PRIMEIRO
A maneira mais eficaz de agilizar o processo de limpeza é organizar a casa. Para isso, livre-se das coisas que ocupam muito espaço e não são utilizadas ou qualquer outra coisa como sapatos, roupas, livros, cds, brinquedos que você realmente não usa e não usará novamente.  Dispense tudo aquilo que já não condiz com seus gostos atuais nem com seu estilo de vida. No começo é difícil, pois a bagunça não acabará da noite pro dia, mas é fundamental que você assuma um compromisso consigo mesma.  É essencial que faça esse passo primeiro, pois se tentar fazer junto com a limpeza, você gastará muito tempo e se cansará rápido. 

DICA 2: ESCOLHA UMA TAREFA - QUALQUER TAREFA
Depois de se livrar das coisas desnecessárias, você terá mais espaço para limpar a sua casa. 
E para começar a empreitada da limpeza e organização mais a fundo escolha uma das três opções apresentadas a seguir:
  • Comece pelo cômodo onde passa mais tempo. Isso pode te ajudar a sentir que você retomou o controle de seu ambiente e da sua vida.
  • Comece pela área mais difícil por conta da desordem e do acúmulo de coisas, assim poderá reduzir o stress causado por adiar essa tarefa mais chata e difícil.
  • Comece pelo cômodo menos trabalhoso, onde não há tanta bagunça. Assim, os resultados serão mais rápidos e lhe darão motivação suficiente para limpar a casa toda.
Seja qual for a sua escolhe, comece sempre eliminando a bagunça mais visível e depois as coisas que estão fora do alcance visual.

DICA 3: UMA GAVETA DE CADA VEZ
O processo de organização e limpeza será mais eficaz se você concentrar seu tempo e sua atenção em uma área por dia. O ideal é começar por um espaço predeterminado como uma cômoda ou uma sapateira. Remova todos os objetos, limpe o móvel e antes de recolocar os objetos no lugar, separe-os em 5 categorias: 

Você pode aproveitar o momento de ver televisão para organizar coisas pequenas como documentos, revistas ou acessórios.

DICA 4: ORGANIZE-SE
A remoção da bagunça é apenas a metade da batalha. A organização da casa é a outra metade. Sem organização o trabalho de arrumação se transforma em modo-contínuo. 
O seu método de organização não deve ser complicado. Na verdade quanto mais complexo ele for, menor será a probabilidade de mantê-lo. 
As coisas que você usa com mais frequência devem ficar em um local bem visível de fácil acesso. 
Use e abuse de caixas, potes, cabides e prateleiras e não se envergonhe de pedir ajuda, se necessário.

DICA 5: MANTENHA-SE ORGANIZADA
O processo de organização não é fácil e não seria justo por tudo a perder não é mesmo?
Não desista. Você sabia que são necessários, no mínimo 21 dias para manter um hábito novo?
Isso significa que se deve fazer um esforço consciente - e diário - para resistir aos velhos hábitos. 
A melhor forma de manter a organização é executar as tarefas de hoje. Tente não adiar as tarefas.
Para tal, estabeleça regras em toda a família, cada um tem sua função, Recolha todos os dias os objetos espalhados, Arrume enquanto percorre a casa, Faça listas e lembretes de tarefas rotineiras e Compre menos.

DICA 6: LIMPEZA PERIÓDICA
A maneira mais fácil de manter sua casa livre de acúmulo de coisas é a seguinte: cada novo objeto que você traz deve corresponder à saída de outro objeto. Essa é uma sugestão, veja se é a ideal pra você. Acredito que seja, se você for aquele tipo de pessoa que compra coisas sem serventia e acaba entulhando mais e mais.

É isso pessoal! Espero que gostem das dicas e que usem na prática. 
Eu já tô praticando há meses e agora estou bem acostumada. 

Um beijo e fiquem com Deus. 
As dicas a seguir eu li no livro "Casa Limpa e Arrumada" da autora Donna Smallin que traz várias de organização, arrumação e limpeza para casa. 

Nenhum comentário

Postar um comentário